segunda-feira, 9 de julho de 2012

REVOLTA DE JACAREACANGA



      Cenas reais da Revolta de Jacareacanga, que incluem os preparativos, desembarque em Santarém e Itaituba, pouso de Catalina no rio Cururu, próximo a Missão católica são Francisco do Cururu, prisão dos revoltosos em Itaituba (inclusive o Maj. Haroldo Velloso).






2 comentários:

  1. Ha uma foto quase no final desse video, onde aparece uma casa, essa casa é da fazenda de meu avo o Sr. Lauro Figueira de Mendonça, esse local é o Paraná-Mirim, meu avô contou essa historia, inclusive pedi ao comandante do exercito que não o matassem em nas terras dele se fosse o caso de matarem, mais levaram preso. Minha mãe contava que haviam muitas aeronaves que passavam em voo rasantes, muito soldados armados e ela pedia pra que não fizessem nada de ruim ao Haroldo Veloso, que havia feito amizade com meus avô.

    ResponderExcluir
  2. Muito show Lauro Cerqueira! Meu nome é Elaine e faço História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E por coincidência o tema do meu trabalho de conclusão de curso, ou seja a monografia, é As revoltas de Jacareacanga e Aragarças! Estou fazendo várias pesquisas e estou adorando saber mais desse tema! Abraços!

    ResponderExcluir